segunda-feira, 28 de janeiro de 2013


Câmara retorna ao trabalho já sob pressão sobre vereadores e prefeito

Servidores cobram o reajuste da categoria e prometem aumentar a pressão caso RC não receba o sindicato para reunião. Enquanto isso, o PT se articula para iniciar a oposição na Câmara, que volta às atividades nesta semana
NOTÍCIA0 COMENTÁRIOS
SARA MAIA
Roberto Cláudio é esperado na Câmara na próxima sexta

Nas próximas semanas, o prefeito Roberto Cláudio (PSB) deve começar a conviver com as primeiras pressões mais incisivas sobre a nova gestão. Além de ter que enfrentar as cobranças da oposição na Câmara Municipal - que volta aos trabalhos na próxima sexta-feira, 1º, - ele precisará de habilidade para negociar com os servidores municipais, principalmente em relação ao reajuste da categoria - assunto que deverá estar entre as primeiras questões espinhosas que a Câmara precisará votar.

A presidente do Sindicato dos Servidores e Empregados Públicos de Fortaleza (Sindifort), Nascélia Silva, solicitou reunião com o prefeito. Segundo ela, a próxima quinta-feira, 3, é a “data-limite” para que Roberto Cláudio receba o sindicato. Se até lá a reunião não ocorrer, a categoria vai iniciar “calendário de mobilização” para intensificar a pressão.

“Tem de marcar essa reunião o mais rápido possível, porque os servidores estão no limite”, adverte a sindicalista. Ela diz que, na última sexta-feira, 25, o líder do governo na Câmara, Evaldo Lima (PCdoB), foi procurado pelo comando do sindicato para tratar da questão. O vereador teria se comprometido a agendar a reunião para esta semana, já que nos dias anteriores Roberto Cláudio teve compromissos em Brasília.

Na próxima quarta-feira, 30, haverá encontro entre o sindicato e o secretário de Educação, Ivo Gomes (PSB). No dia seguinte, guardas municipais devem ir ao gabinete do prefeito. Eles vão pedir que RC anule decreto da gestão anterior que trata de mudanças no sistema de promoção para servidores da Guarda Municipal.

OposiçãoO vereador Acrísio Sena (PT) informa que, na Câmara, o partido já tem os primeiros pontos para tentar colocar em debate. O petista afirma que já fez requerimento para que comissão seja formada e inicie as discussões sobre o projeto de veto popular que tem o objetivo de impedir construções na região do Cocó. O projeto foi apresentado pela ex-prefeita Luizianne Lins (PT) nos últimos dias de sua gestão.

Outro ponto polêmico que a oposição quer discutir se refere à forma de escolha dos diretores e coordenadores das escolas municipais. Acrísio diz que o PT não concorda com o modelo de seleção pública proposto por Ivo Gomes.

“Temos divergência em relação à seleção pública. Queremos debater, sabemos que tem polêmica.”, afirma o ex-presidente da Casa, que diz esperar que a base no governo não “tranque a pauta” na Câmara quando se tratar de discussões que não sejam do interesse da gestão.

O presidente da Câmara e integrante da base de RC, Walter Cavalcante (PMDB) diz que não haverá empecilho ao andamento da pauta. Porém, lembra que “ganha a maioria”, referindo-se à ampla base de apoio do prefeito no Legislativo. Walter afirmou ainda que somente na próxima semana, quando os trabalhos na Casa serão retomados, Roberto Cláudio deve informar para a base aliada quais os projetos prioritários a serem colocados na pauta da Câmara nos primeiros meses de gestão.

Quando

ENTENDA A NOTÍCIA

As administrações que se iniciam costumam receber período de trégua tanto da oposição quanto da população, para que tenham tempo de mostrar serviço. mas, para Roberto Cláudio e a nova Câmara, pressão chega cedo.

SERVIÇO

Reunião do Sindifort com Ivo Gomes
Quando:
 quarta-feira, às 16h
Onde: Secretaria da Educação (Av. Des. Moreira, 2875 - Dionísio Torres)

Nenhum comentário:

Postar um comentário