terça-feira, 15 de janeiro de 2013

DESMONTE DE PREFEITURA NA REGIÃO DO CARIRI


Roberto Bulhões
Funcionários do Centro Social Urbano (CSU), resolveram empilhar na frente do prédio, todos os computadores utilizados na administração anterior (Foto: Francorlli)
Os desmontes promovidos no final das administrações onde os prefeitos não conseguiram reeleição na região do Cariri têm assustado os novos prefeitos. A bandalheira em algumas prefeituras é acintosa, a exemplo de centenas de prefeituras pelo Brasil afora. O Fantástico da Rede Globo de ontem fez uma pequena amostragem em algumas prefeituras saqueadas pelos prefeitos derrotados, que deixaram seus municípios arrasados. No Ceará a Procuradoria dos Crimes Contra a Administração Pública (Procap), começa a receber as denúncias de desmontes em várias cidades.

O promotor de Justiça, Eloílson Landim, disse que a situação é grave em várias cidade. Segundo ele, todos os fatos serão apurados e os responsáveis punidos com o rigor da lei. Os novos prefeitos ainda estão tomando pé da situação em seus municípios e começam a fazer levantamentos de como encontraram o patrimônio municipal, além dos débitos com funcionários e os denominados de “restos a pagar”. Pelos menos até agora aparecem na lista as prefeituras de Juazeiro do Norte, Crato, Cedro, Caririaçu e Missão Velha, cada uma com débitos altíssimos deixados pelo prefeitos derrotados.

Até o final deste mês cada prefeito deve ter um relatório completo de como encontrou a prefeitura, para, em seguida, levar o caso ao Ministério Publico, ao Tribunal de Contas dos Municípios (TCM) e a imprensa. Em todas as prefeituras o principal alvo dos desmontes foram os computadores, onde, a maioria teve todos os dados apagados. Em outros casos os discos rígidos foram roubados ou danificados, para que os novos gestores não pudessem ter acessos a nenhum dado importante da administração anterior. Os veículos sucateados em sua maioria e até as ambulâncias foram depredadas.

Em Juazeiro do Norte os funcionários do Centro Social Urbano (CSU), resolveram empilhar na frente do prédio, todos os computadores utilizados na administração anterior. Os funcionários afirmam que a maioria dos computadores não funciona, as memórias e os Hds desapareceram e muitos só têm a carcaça. Segundo eles, isso é apenas o começo do “desastre” deixado pela administração do Partido dos Trabalhadores.

Nenhum comentário:

Postar um comentário