quinta-feira, 18 de abril de 2013

A SERVIÇO DO POVO OU NÃO?


Caso Cirilo Pimenta: a estranha intervenção do Ministério Público e do Judiciário em Quixeramobim

Publicado em 17/04/2013 - 15:39 por  | Comentar
CategoriasPolítica
  
 Enviar para o Kindle
A minha terça-feira foi em Quixeramobim, onde fui a trabalho. Senti uma cidade parada, abatida, triste. O motivo não era apenas a seca, mas também a forte intervenção do Ministério Público e do Judicário. Nada menos que o prefeito, o vice e mais de 20 assessores da prefeitura tiveram suas casas invadidas por policiais, perderam seus cargos e foram humilhados. O ambiente é de revolta e a sensação de intervenção arbitrária ronda as mentes daquela gente.
Conversei com várias pessoas, elas não entenderam até agora porque o prefeito Cirilo Pimenta foi afastado. A acusação que lhe é imposta de que estaria manobrando licitações, é pífia, não se sutenta. A população que elegeu Cirilo para um terceiro mandato tem uma leitura política para o caso: o Promotor de Justiça da cidade, senhor Igor Pinheiro, no esplendor da juventude odeia políticos, taxando a todos de ladrões, contam os moradores de Quixeramobim que escondem a revolta com medo da autoridade do Ministério Público. O atual promotor da cidade, apesar de ainda jovem no cargo, já experimentou várias comarcas, não permanecendo muito tempo nos lugares.
Cirilo Pimenta, governa pela terceira vez Quixeramobim, foi por quatro vezes deputado estadual e tem uma longa ficha limpa de bons serviços prestados. Eleito pela ampla maioria do povo, em um processo eleitoral limpo, baseado na sua história, não soube me responder porque está afastado do seu cargo e qual a motivação, o crime que cometeu. A explicação que consegui foi a de que ele estaria promovendo licitações para beneficiar empresas e pessoas. Fui atrás, o que vi nas licitações não tem nada de anormal, de criminoso ou lesivo aos cofres públicos.
O Procurador Geral da Justiça, senhor Ricardo Machado, é filho de Quixeramobim, onde sua família atua na área da comunicação e na política. O Dr. Ricardo Machado precisa analisar o processo e decidir se o promotor que atua naquela cidade está certo ou não. A juíza que assinou o afastamento também precisa esclarecer melhor sua decisão, apesar de ter entrado em férias após assinar a sentença. O presidente do Tribunal de Justiça precisa analisar melhor o caso para rever um ato até agora não muito claro. O povo de Quixeramobim precisa de uma explicação, de um prefeito. Precisa do prefeito que elegeu.

Nenhum comentário:

Postar um comentário