quarta-feira, 3 de abril de 2013

COLUNA DO PROFESSOR TIM......................................


Coluna do Professor Tim sobre a gravidade trágica do Hospital Municipal José Gonçalves Rosa - Timtim por Timtim.


Tragédia da saúde pública em Nova Russas tem nome e sobrenome: Hospital José Gonçalves Rosa!!!
Se a saúde pública novarussense continua sendo um eterno caos trágico, a tragédia maior está no Hospital Municipal José Gonçalves Rosa (HMJGR)
Tragédia hospitalar anunciada, reanunciada e nunca resolvida por todos os prefeitos. Tragédia sem fim.
A tragédia hospitalar do Hospital José Gonçalves voltou à pauta negativa por causa de um fato grave ali acontecido.  Desde que o cidadão Joaquim Costa, enfartado e com pneumonia, teve um péssimo atendimento naquela unidade hospitalar. Faltavam até medicamentos prescritos para os referidos problemas de saúde do referido cidadão.
Revoltadíssimo com a situação humilhante que viveu seu pai no Hospital Municipal José Gonçalves Rosa, o bacharel em Direito e blogueiro, Jesus Costa, postou um texto bastante crítico sobre o referido Hospital.
No excelente texto postado, que é verdadeira obra de arte denuncista contra a gravidade da situação hospitalar em Nova Russas, Jesus Costa disse que o "Hospital Municipal estava jogado às traças, sem ter nada. Em que médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem e demais funcionários trabalhavam em ambiente insípido e sem condição alguma de uso coletivo.
Continuando seu libelo acusatório contra o Hospital Gonçalves Rosa, Jesus fez outras denúncias.
 Afirmou a inexistência de remédio para gazes, como Luftal; de um simples aparelho para medir glicemia, Raio-X etc.
Prometeu, como desabafo final, denunciar a situação trágica e caótica do Hospital Municipal ao Ministério e demais órgãos da Justiça do Ceará. 
Finalizando com uma pergunta básica: Quantos vão ter que morrer no Hospital José Gonçalves Rosa para o prefeito parar de fazer caixa e carnaval com dinheiro do povo, ao invés de priorizar o atendimento de saúde para o povo de Nova Russas???
Caso com o pai do blogueiro Jesus Costa, Joaquim, não é o primeiro caso grave de péssimo atendimento no Hospital José Gonçalves Rosa. Nem será o último. Diversos outros casos graves já aconteceram ali.
Razões que, nas campanhas eleitorais, o Hospital sempre é citado com os adjetivos mais desqualificados: Rodoviária, Açougue, Matadouro etc.
Situação que não é culpa apenas do atual prefeito de Nova Russas, Gonçalo Diogo. Mas também de seus antecessores, que nunca resolveram tal situação.
Mas é preciso que o prefeito Gonçalo Diogo tente melhorar a situação do referido Hospital. Antes que outras tragédias acontecem.
Assim esperam todos os usuários e pacientes do Hospital José Gonçalves Rosa. 
________________________________
Fotografias mostram tragédia hospitalar do HMJGR...
No papel constitucional de vereadoras defensoras do povo e da saúde pública de Nova Russas, e atuando como repórteres fotográficas, as vereadoras Karla Loyola (PC do B) e Rejane Tavares, do PSB, estiveram no Hospital Municipal José Gonçalves Rosa fotografando suas dependências. Mostrando, por meio de fotos reais, como está realmente a situação estrutural dessa unidade hospitalar.
Instalações hídricas sofrem descaso total: paredes estragadas, banheiros sem torneiras nos chuveiros e sem pias. Vasos sanitários sem descargas adequadas. Instalações elétricas deficitárias, inclusive, com tomadas emendadas com fitas gomadas.
Além de portas e janelas em péssimo estado de conservação. Ou nas velhas camas hospitalares, entre outros graves problemas ali existentes.
Prédio é alugado do Grupo EMPA...
Prédio onde funciona a sede do Hospital Municipal José Gonçalves Rosa pertence ao Grupo EMPA. Alugado desde 1989, quando Chico Rosa era prefeito, sucedido por Acácio, por Iranede, por Acácio duas vezes. Até hoje continua alugado. Até quando, ninguém sabe?
Só lembrando...
Será que tem pelo menos cibalena, anador, paracetamol e aguardente alemã no Hospital Municipal José Gonçalves Rosa?
Túnel do tempo...
Que fim levou aquele falso médico preso dentro do Hospital José Rosa, ainda na gestão de Padre Maurício como secretário de Saúde?
É o novo!
Novarussense das antigas lembrando que, em 1988, na sua campanha eleitoral vitoriosa, Chico Rosa fez uma passeata com as camas e instrumentos hospitalares do Hospital José Gonçalves Rosa.
________________________________
Colunista: Professor Tim é Coordenador Geral do Centro de Defesa dos Direitos Humanos de Nova Russas, blogueiro e cientista político.

Nenhum comentário:

Postar um comentário