quinta-feira, 4 de abril de 2013

NO BLOG DO PROFESSOR TIM


Coluna do Professor Tim sobre a marcianização do governo Gonçalo Diogo - Timtim por Timtim.


Tem um marciano na Prefeitura de Nova Russas: Gonçalo Diogo!!!
Ao governar a Prefeitura de Nova Russas, o prefeito Gonçalo parece um marciano perdido no tempo e no espaço. Parece ter vindo de Marte, o planeta vermelho com características físicas e geológicas parecidas com a Terra. Parecendo um gestor marciano em vários aspectos.
Marciano, aqui, no sentido de Gonçalo Diogo está completamente alienado na administração municipal. Totalmente desconhecedor do que seja a gestão pública municipal. Prefeito alienígena. 
Marciano e alienígena no secretariado. Boa parte do seu secretariado é formado de forasteiros, sem qualquer entendimento profundo dos problemas de Nova Russas. O próprio secretário de Obras, João Gomes, apesar da fácil retóricas e das muitas promessas, é de Santa Quitéria.
Alienação de Gonçalo Diogo coloca a administração de Nova Russas no caos total e absoluto. O próprio Hospital Municipal José Gonçalves Rosa continua sendo uma tragédia. Não tem remédios, poucos médicos especializados, sua estrutura interna totalmente precária. Até mesmo pias, banheiros e torneiras em péssimo estado de conservação. Além da falta de máquina de raio x, entre outras coisas hospitalares.
Outro setor básico e fundamental, como a educação, também sofre a alienação marciana de Gonçalo Diogo. Ainda há problemas na merenda e no transporte escolar, no pagamento dos atrasados dos professores etc.
Outro setores da administração pública, a exemplo da agricultura e da assistência social, apresentam graves anomalias administrativas. Carências enormes no funcionamento normal de tais setores administrativos.
Até mesmo o futebol novarussense vai muito mal na Segundona. Com apenas um ponto ganho em três jogos, a Seleção de Nova Russas é a lanterna da referida competição. Acabando com uma tradição vitoriosa do futebol local.
A marcianização de Gonçalo Diogo, que nos leva ao caos político e administrativo, se deve à própria alienação do prefeito em relação a Nova Russas. Gonçalo sempre viveu fora de Nova Russas. Viveu mais em Fortaleza e Brasília.
Daí não conhecer bem os novarussenses. Não conhecer bem os ativistas políticos, as lideranças comunitárias, os bairros e distritos de maneira abrangente e global.
Por isso, tantos erros de Gonçalo Diogo. Erra no secretariado e na sua equipe política, totalmente guetizada e excludente. Erra nas ações de governo. Erra mais ainda na relação com a Câmara de Nova Russas e com a classe política.
Gonçalo Diogo parece querer governar sem os políticos. Gonçalo é empresário. Daí sua oposição política. Sonha com uma tecnocracia empresarial. Prefere um governo técnico, ortodoxo. Sem concessões.
Governar sem populismo, sem assistencialismo, sem política social profunda. Governar apenas para equilibrar as receitas e despesas. Gastar menos do que arrecada. Equilíbrio orçamentário. Da mesma que funciona na sua empresa DI MODAS.
De ser tão marciano como prefeito, Gonçalo Diogo nem sabe que sua popularidade há muito tempo foi para o espaço. Talvez levada por uma nave espacial de Marte.
________________________________
Grandes erros políticos do Governo Gonçalo Diogo...
Governo Gonçalo Diogo erra muito. Mais politicamente falando. Tem dificuldades em manter sua base política e parlamentar na Câmara. Não valoriza os vereadores como deveria valorizar. Não faz política na administração pública.
A própria composição de seu secretariado é assim. A pasta da Secretaria do Meio Ambiente, que deveria ser entregue ao Partido Verde, sob liderança do vereador Antonio Carlos, foi entregue ao André Meruoca, de Nova Betânia.
A importante secretaria de Obras foi entregue ao quiteriense João Gomes, que não tem muita expressão política e eleitoral em Nova Russas. Enquanto as outras secretarias são ocupadas por amigos e ativistas da campanhas eleitoral de Gonçalo Diogo. Quando deveriam ter sido entregue aos políticos e técnicos competente de sua base.
Governo Gonçalo erra em não ter ação alguma. Conseguiu quase nada junto aos governos do Estado e Federal. Enrola-se na politicagem barata. Na política de gueto. Na visão estreita de fazer política. Governo fraco e medíocre.
Falta assessoria política para Gonçalo Diogo. Falta uma boa equipe de governo. Não tem jogo de cintura. Mobilidade. Articulação. Experiência. Habilidade política.
Emília continua perdida na Câmara...
Cunhada de Gonçalo Diogo e atual presidenta da Câmara, Emília Diogo, continua perdida na presidência daquela Casa de Leis. Atropela o regimento interno, aparteia muito, passa por cima da ordem do dia, tenta aprovar projetos de lei sem os pareceres das comissões. Pelo visto, precisa fazer um curso de Gestão Parlamentar.
Base do governo pode rachar...
Aumentam as especulações de que a base parlamentar do governo Gonçalo Diogo na Câmara, pode rachar. Tendo a oposição contando com quatro vereadores (Teixeira, Denilson, Karla e Rejane), especula-se de que o vereador Kapita, do PDT, poderia romper com o governo e ir para a oposição. Também aumentam as divergências dos vereadores do PSD em relação ao governo Gonçalo, mas ainda sem sinal de rompimento.
Acacistas e Azulões unidos na oposição a Gonçalo Diogo...
Se, num passado recente, os grupos Acacista e Azulão, já foram inimigos totais, hoje estão unidos na oposição ao governo Gonçalo Diogo, pelo menos entre os vereadores de oposição. Karla, Rejane e Denílson estão totalmente afinados no discurso oposicionista.
Mudanças no governo...
Marinho Filho e Beto Verão não estão mais na direção do Serviço Autônomo de Água e de Esgoto. Comenta-se a ida de Chiquinho Diogo, atual chefe de gabinete, para a Superintendência do SAAE. Dioguinho ficaria no gabinete.
Diogolândia de Gonçalo sem midia...
República dos Diogo na Prefeitura de Nova Russas, também chamada de Diogolândia, vive um certo midiático sem precedentes. Excessão da Timbaúba FM e do Blog do Matias Simeão, os demais meios de comunicação radiofônica, da imprensa escrita, dos blogs e sites da Internet, estão na oposição a Gonçalo. Até mesmo o Gazeta Regional, do Temóteo Alves, sempre panfletário por todos os governos, agora está na oposição radical. 
Gincana...
Ganha muito dinheiro quem encontrar algum novarussense nas consultorias que prestam serviços à gestão Gonçalo Diogo.
Contratos no limite do excesso...
Dizem que, apenas em Nova Betânia, há trinta contratados sem concurso público. Nomeados no governo Gonçalo Diogo.
Alguns sem a qualificação devida.
Só lembrando...
Não convidem alguns membros da família Diogo para o mesmo local. Pode haver socos e pontapés.
Túnel do tempo...
Que fim levou a promessa de empregar o 'Combatente', hoje chefe da segurança pessoal do prefeito Gonçalo Diogo, no Banco do Brasil, como segurança da CORPVS?
É o novo!
Sujeito lembrando que, em 1982, na eleição municipal de prefeito e vice, votou na chapa Manoel Diogo e Justino Mano.
________________________________
Colunista: Professor Tim é cientista político e foi coordenador das campanhas presidenciais de Lula em Nova Russas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário