quarta-feira, 3 de abril de 2013

PT X PSB, CADA DIA MAIS PERTO


Cid, um aliado fiel; Campos, um adversário em potencial

Enquanto o Governador do Ceará elogiou ações a presidente Dilma, o colega Eduardo Campos, do PSB, fez cobranças ao Governo Federal
Por: Redação Web
O encontro da presidente Dilma Rousseff com os governadores do Nordeste, realizado, em Fortaleza, nesta terça-feira, expôs cenários de conflitos na base política de sustentação ao Governo Federal e, principalmente, nas articulações para 2014. 
Um dos cenários de evidentes divergências era formado pelos governadores de Pernambuco, Eduardo Campos, e do Ceará, Cid Gomes, ambos do PSB. Cid elogiou Dilma, foi retribuído com gestos atenciosos da presidente.
Pré-candidato ao Palácio do Planalto, Campos optou por novas cobranças ao Governo Federal, como a desoneração dos custos da água, a exemplo do que o Governo Federal fez com o setor elétrico. Dilma disse que essa questão ficaria para outro momento.

A linha divisória dentro do PSB - entre Cid e Campos, é marcada pelo destino que cada um constrói na relação com Dilma e o PT. Cid apoia à reeleição de Dilma. Campos quer ser candidato ao Planalto.
Cid o defende para vice de Dilma e, com isso, gera conflitos com o PMDB. Campos não demonstra interesse para compor chapa como candidato a vice-presidente porque sente que a sua hora chegou: 2014. Nada de 2018, como defende o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
Cid Gomes afirmou, durante solenidade, que nunca havia visto nenhum presidente "que tenha tratado com tanta atenção e solidariedade as demandas de governadores, prefeitos e deputados que sentem o drama da seca".
Em resposta, Dilma fez um cumprimento especial ao governador cearense, "parceiro" do governo federal. Com essa relação, construída em pouco mais de dois anos, Cid Gomes ocupa novos espaços no cenário nacional.

Nenhum comentário:

Postar um comentário