quarta-feira, 1 de maio de 2013

EDUCAÇÃO COM MAIS DINHEIRO


Campos X Dilma: em PE, dinheiro do pré-sal é da educação

A riqueza do pré-sal, que é uma riqueza finita, precisa ser entendida como um ponto de unidade. Não podíamos fazer do debate dos royalties um debate de dividir os brasileiros, disse o pré-candidato do PSB ao Palácio do Planalto
Por: Redação Web
A presidente Dilma Rousseff (PT) tem ainda mais motivos para se distanciar do Governador de Pernambuco e pré-candidato do PSB ao Palácio do Planalto, Eduardo Campos. Os conflitos os deixam ainda mais longes e criam polos antagônicos na corrida eleitoral de 2014. O socialista aprontou mais uma dentro do discurso de que muito mais pode ser feito
Vinte e quatro horas após defender os recursos da exploração do petróleo na camada do pré-sal para investimentos na educação, Dilma foi surpreendida com a decisão de Campos em se antecipar ao Governo Federal e sancionar uma lei determinando que, em Pernambuco, o dinheiro com essa rubrica - royalties do petróleo, tem como destino o setor educacional. 
Campos, que tem sido crítico da administração federal e se posiciona hoje como pré-candidato à sucessão de Dilma Rousseff, disse, nesta terça-feira, ao ser perguntado sobre as razões que o levaram a sancionar  lei com o mesmo teor da proposta de Dilma, que foi "uma iniciativa do Estado" e que a lei federal vai apenas "disciplinar a utilização dos recursos para a parte do governo federal".
Campos quis, com essa medida, largar na frente e fortalecer o discurso de que muito mais é possível ser feito. ''Os Estados e municípios terão que fazer os projetos de lei para disciplinar os recursos, e nós somos o primeiro a tomar essa iniciativa", observou.
A divissão dos roylties do petróleo pode garantir, anualmente, a Pernambuco, mais de R$ 350 milhões. Os recursos serão repartidos entre o Estado e os Municípios. Esse valor representaria um acréscimo de cerca de 10% no orçamento estadual para a educação, que é de R$ 3,5 bilhões para este ano.
Com a língua afiada e em uma estratégia pré-eleitoral que o leva a se tornar mais conhecido no País, Campos discurso e enfatizou o valor dos recursos do pré-sal: ''A riqueza do pré-sal, que é uma riqueza finita, precisa ser entendida como um ponto de unidade. Não podíamos fazer do debate dos royalties um debate de dividir os brasileiros", comentou o governador de Pernambuco.

Nenhum comentário:

Postar um comentário