sábado, 18 de maio de 2013

MÁ QUALIDADE DA ÁGUA DE CARROS-PIPA


Sesa afirma que irá divulgar informações sobre qualidade da água de carros-pipa

Representantes do Exercito disseram que fazem o rastreamento e monitoramento da distribuição da água.
Por: Redação Web
Pedido por dados atualizados sobre o problema da má qualidade da água foi feito a órgãos públicos durante reunião
Em reunião promovida pelo Ministério Público Federal no Ceará (MPF/CE) nesta quinta-feira, 16 de maio, para discutir a má qualidade da água distribuída por carros-pipa, a Secretaria de Saúde do Estado do Ceará (Sesa) se comprometeu a apresentar dados atualizados sobre o problema. A solicitação das informações foi feita pelo procurador regional dos Direitos do Cidadão Alexandre Meireles Marques, que preside um inquérito civil público que apura como vendo sendo feito o abastecimento de populações em municípios afetados pela seca.

Segundo a Sesa, o trabalho de acompanhamento da qualidade da água esbarra em dificuldades como a falta de dados por parte dos municípios, Defesa Civil e Exército. Mas as informações já disponibilizadas pela secretaria dão uma noção da gravidade do problema. Num levantamento feito com 377 amostras de água, 41% não estavam em padrões adequados. Para a Sesa, a baixa qualidade também estaria relacionada à turbidez extremamente elevada.
Entre as consequências mais graves da qualidade ruim da água está o aumento das taxas de mortalidade infantil. Com saúde mais frágil, as crianças podem adquirir, através da água contaminada, doenças como diarreias, que podem levar à morte.
Na reunião, representantes do Exercito disseram que fazem o rastreamento e monitoramento da distribuição da água, e que os problemas com mananciais derivam também dos municípios. Acrescentaram que o laudo de potabilidade é fornecido pelas prefeituras, que também indicam o local de captação da água.
Além da atualização de dados que será feita pela Sesa, ficou acertado que serão agendadas reuniões entre a Sesa, Defesa Civil, Constram (empresa de carros-pipa) e Exercito para solucionar o problema da ausência do fornecimento de dados.
Também será estudada a minuta de um termo de ajustamento de conduta por meio do qual estarão previstas ações e seus respectivos responsáveis. O MPF realizará reuniões com os municípios para identificar soluções para os problemas apontados na reunião.
Com informações do Ministério Público Federal no Ceará

Nenhum comentário:

Postar um comentário