quarta-feira, 1 de maio de 2013

PODEMOS TER FALTA DE ÁGUA



Mais de 300 cidades enfrentam rodízio ou colapso no abastecimento de água no Nordeste

Publicado em 01/05/2013 - 7:39 por  | Comentar
CategoriasPolítica
  
 Enviar para o Kindle
Depois de um verão com chuvas abaixo da média, os sistemas de abastecimento de água das cidades nordestinas estão entrando em colapso por conta daquela que já é considerada pelo governo federal a maior seca dos últimos 50 anos na região. 314 municípios enfrentam problemas no abastecimento de água por conta da estiagem prolongada, afetando cerca de 5 milhões de pessoas.
Desses municípios, pelo menos 55 estão em colapso total e não têm mais água nas torneiras e são abastecidos por carros-pipa ou outros meios emergenciais – um aumento de 450% em relação a novembro do ano passado. Duas capitais já enfrentam racionamento: Recife e Maceió.
No Ceará, a Cagece afirma que seis cidades passam por rodízio ou são abastecidas por carro-pipa nos municípios de Itatira, Caridade, Quiterianópolis, Beberibe, Crateús e Pacoti. Uma cidade está em colapso: Beberibe, que fica no litoral cearense. Segundo a companhia, o abastecimento a partir da Lagoa da Uberaba está suspenso.
Em Pacoti, uma área da cidade também está sem qualquer abastecimento. Até a entrega de faturas mensais foi suspensa. A Cagece informou que está perfurando poços para minimizar a situação. A companhia disse que está perfurando poços, construindo adutoras, trazendo a água de mananciais alternativos, disponibilizando carros-pipa.
(Agência de Notícias)

Nenhum comentário:

Postar um comentário