quarta-feira, 11 de setembro de 2013

UMA ANÁLISE FEITA PELO PROFESSOR TIM...........................................

Nota da ingratidão parlamentar sobre os vereadores governistas Antonio Carlos, Pedro Lira e Socorrinha Arraes!!!
Se a gratidão é uma das piores virtudes humanas, a ingratidão é uma das piores atitudes humanas. Pessoas ingratas são pessoas desprovidas de sentimentos virtuosos. Ninguém pode 'cuspir no prato que comeu'.
A ingratidão é irmã da falta de amor e de solidariedade.
Não deixa de ter sido um gesto de ingratidão o apoio dos vereadores governistas Antonio Carlos, Pedro Lira e Socorrinha Arraes à Moção de Repúdio contra o governo Gonçalo Diogo, também assinada por cinco vereadores da oposição ao atual prefeito sobre a greve dos servidores municipais.
A questão central colocada não é sobre o gesto em si de repudiar aquilo que a Moção de Repúdiochama de forma desrespeitosa o tratamento dado pelo prefeito Gonçalo Diogo em relação à greve dos servidores. Ou da tentativa do chefe do Executivo em intimidar os servidores em greve, por meio dos seus secretários municipais.
Nada disso. Até porque a greve dos servidores está baseada no direito constitucional de greve. Até porque as reivindicações salariais dos servidores não deixam de ser justas. A questão principal não é essa, volto a repetir.
Mais da conta. O prefeito Gonçalo Diogo, se, por um lado, mostrou falta de habilidade política no trato com os servidores, permitindo a decretação da greve e a sua radicalização, por outro, não ter sido tão desrespeitoso. Até recebeu no primeiro dia da greve uma comissão dos servidores, prometendo até sexta feira dar uma resposta sobre as justas reivindicações salariais dos servidores.
Outra coisa. No trato com os servidores públicos, na relação com os servidores públicos, o prefeito Gonçalo Diogo não tem sido pior do que seus antecessores. O próprio ex-prefeito de Nova Russas, Paulo Evangelista, não pagou os meses de novembro/dezembro-2008 devidos aos servidores municipais.
Voltemos à Moção de Repúdio assinada por três vereadores governistas contra o prefeito Gonçalo Diogo. Para afirmar que Antonio Carlos, Pedro Lira e Socorrinha foram ingratos com o prefeito Gonçalo Diogo. Ingratos e infiéis.
Vereador Antonio Carlos, do PVPlenário da Câmara Municipal de Nova Russas, tem vários cargos e benesses na Prefeitura de Nova Russas. Principal guru político de Antonio Carlos, o empresário Hélter da Recanto Doce, é muito prestigiado pelo prefeito Gonçalo Diogo. Até mesmo a reunião dos prefeitos da região, sobre a questão do aterro sanitário, foi realizada na Recanto Doce.
O vereador Pedro Lira, mesmo sendo governista, mais atrapalha do que ajuda o prefeito Gonçalo Diogo. Quando fala no plenário da Câmara, além dos graves erros contra a Língua Portuguesa, posiciona-se mais como um vereador radical de oposição ao prefeito Gonçalo Diogo. Assumindo uma oposição parlamentar sem sentido algum, pois vive beneficiado pelo governo Gonçalo Diogo.
E a produção legislativa do vereador Pedro Lira é quase inexistente. Praticamente se desconhecem seus requerimentos e suas indicações. Raramente ocupa a tribuna da Câmara. Mais raramente ainda faz a defesa do prefeito Gonçalo Diogo.
Mais. Pedro Lira, mesmo negando indicações no governo Gonçalo Diogo, como disse em entrevista do programa do Rogério Palhano, deve ser beneficiado de alguma forma.
 Pedro Lira não é vereador governista sem receber nada em troca. Deve ser beneficiado por meio de pedidos junto às secretarias municipais, ou qualquer outro tipo de ajuda.
Já a vereadora Socorrinha Arraes assumiu a fisioterapia do Hospital Municipal José Gonçalves Rosa com grande prestígio. Prestígio e poder forte no Hospital, até mesmo para indicar a cunhada, Socorrinha Oliveira, como diretora daquela unidade hospitalar.
Prestígio de Socorrinha Arraes maior ainda dentro da Câmara dos Vereadores. Além de ser vice presidente da Câmara,  seu irmão, João Filho Arraes, com a conivência da presidenta Emília Diogo, é assessor parlamentar dela, num caso explícito de nepotismo.
O sentido mesmo é dizer que os referidos vereadores governistas não deveriam ter assinado tal Moção de Repúdio. Não assinar  por não concordarem com as reivindicações dos servidores municipais, que são justas. Mas pelo fato de, na Moção de Repúdio, constar palavras duras contra o prefeito que vive prestigiando seus mandatos parlamentares.
Base governista é assim no mundo inteiro. Governo algum admite traição e ingratidão. Barak Obama não admite que seus deputados e senadores democratas votem e aprovem moções de repúdio contra seu governo. Mesmo caso da presidenta da República, Dilma Roussef; ou do governador Cid Gomes. Governo é governo, oposição é governo, seja em qualquer parlamento do mundo.
Antes de ter assinado a Moção de Repúdio contra o prefeito Gonçalo Diogo, deveria ter consultado o chefe do Executivo. Pois são vereadores de confiança do prefeito Gonçalo Diogo. Deveriam ter se queixado primeiramente ao prefeito Gonçalo Diogo.
Assim, assado, com tanto favores do prefeito Gonçalo Diogo aos referidos vereadores, a Moção de Repúdio deveria do governo Gonçalo Diogo contra os referidos vereadores governistas.
Já não se fazem vereadores governistas como antigamente. Tenho dito!
________________________________________
Autor do artigo: Professor Tim é cientista político e Coordenador Geral do Centro de Defesa dos Direitos Humanos de Nova Russas - Ceará.

Nenhum comentário:

Postar um comentário