terça-feira, 10 de junho de 2014

DOMINGOS FILHO COM APOIO DE CID

Apoio de Cid "embola" disputa pelo governo, aponta Ibope

NOTÍCIA23 COMENTÁRIOS

MÁRCIA KALUME / AGÊNCIA SENADO
Apesar da influência de Cid, Eunício ainda lidera pesquisa

Até então ponto não explorado nas pesquisas, a influência do apoio de Cid Gomes (Pros) na eleição deste ano é suficiente para alavancar pré-candidatos do Pros e “embolar” disputa pelo governo do Ceará. A informação é de pesquisa Ibope/Editora Verdes Mares divulgada neste domingo.
Ao ser avaliado junto com o apoio de Cid, o vice Domingos Filho (Pros) é quem obtém melhor desempenho, chegando a 22% das intenções de voto, contra 30% do senador Eunício Oliveira (PMDB). Sem contabilizar o apoio do governador, o mesmo Domingos aparece com apenas 8% das intenções de voto, contra 36% do peemedebista

Outros candidatos do Pros também são fortemente impactados pelo apoio de Cid na disputa. O deputado Mauro Filho, por exemplo, sai dos 3% “sem Cid” para 15% “com Cid”. Neste cenário, Eunício perde até seis pontos percentuais. Já Roberto Pessoa (PR), com apoio do ex-governador Lúcio Alcântara (PR), vai de 18% para 17%.
Situação semelhante ocorre também com o presidente da Assembleia Zezinho Albuquerque, que cresce de 4% para 14%, o ex-ministro dos Portos Leônidas Cristino, que vai dos 4% aos 15%, e a ex-secretária de Educação, Izolda Cela, que vai de 1% para 13%.

Em entrevista ao O POVO, aliados de Eunício Oliveira (PMDB) contestaram validade dos dados, uma vez que, na pesquisa, Eunício aparece apoiado pelo vice-presidente Michel Temer (PMDB). “Por que o Temer, que não faz parte da realidade local, quando se tem perspectiva de apoios ao Eunício como da ex-prefeita Luizianne Lins?”, disse um deputado federal que não quis ser identificado. Aliados do peemedebista também exaltam que pontuação de opositores de Cid superam 57% da pesquisa.
A pesquisa Ibope/Editora Verdes Mares foi realizada entre o dia 1º e 4 de junho, ouvindo 1.008 eleitores. A pesquisa foi registrada no protocolo CE-00008/2014 junto ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Nenhum comentário:

Postar um comentário