segunda-feira, 9 de junho de 2014

DOMINGOS FILHO "O FAVORITO"

Domingos Filho tem preferência entre aliados de Cid para sucessão

Exaltando desempenho em pesquisas e "trânsito" político, maioria de lideranças ouvidas pelo O POVO disse ter preferência pela candidatura do vice-governador. Na manhã de hoje, Cid comanda reunião sobre sucessão no Ceará

Ao menos entre líderes de partidos aliados, o candidato ungido por Cid Gomes (Pros) neste ano deveria ser o seu vice, Domingos Filho (Pros). Na tarde de hoje, o governador se reúne com representantes de 22 legendas aliadas – subtraído o PMDB de Eunício Oliveira – para debater nome da base nas urnas. Exaltando desempenho em pesquisas e “trânsito político”, maioria de lideranças ouvidas pelo O POVO disse ter preferência pelo vice-governador do Estado. Logo após, aparece entre os mais lembrados o presidente da Assembleia Legislativa, Zezinho Albuquerque (Pros).
“O Solidariedade tem uma preferência pelo Domingos Filho, porque é o candidato mais bem avaliado nas pesquisas, além de ser o mais bem aceito no meio político”, diz o deputado federal Genecias Noronha, líder do Solidariedade (SD) no Ceará. Assim como ele, lideranças do PDT, PHS, PSDC, PSC e PTC também externam abertamente simpatia pelo nome do vice.
Além dele, também são frequentemente lembrados o presidente da Assembleia, Zezinho Albuquerque, e o deputado estadual Mauro Filho (ambos do Pros). “Nós temos preferência de que seja um candidato que envolva a classe política (...) ele terá de ter apoio massivo entre prefeitos, deputados estaduais e federais. E nesse sentido, no perfil político, fica melhor para o Domingos e para o Zezinho”, diz Tin Gomes, presidente do PHS no Ceará e coordenador de bloco de diversos partidos nanicos aliados no Ceará.
“A nível de competência, achamos que todos são muito qualificados. Porém, em cenário de eventual disputa com Eunício Oliveira, Domingos e Mauro são mais experientes, teriam mais força na disputa”, avalia o presidente do PDT no Ceará, André Figueiredo.
Além dos seis partidos já citados, outros três líderes de legendas ouvidas citam Domingos, mas preferiram não se manifestar publicamente sobre o assunto. Já PT e PPS não quiseram expor uma preferência. “Seria deselegante, desrespeitoso, listar um favorito”, diz o presidente do PT Ceará, Diassis Diniz.
Além de Domingos, Zezinho e Mauro, estão no páreo pelo Pros a ex-secretária da Educação do Estado, Izolda Cela, e o ex-ministro dos Portos Leônidas Cristino. Existe ainda a possibilidade de o governador apoiar nome do PT ao Governo, sendo Camilo Santana (PT) o mais lembrado.
Pedindo para não serem identificados, alguns líderes de partidos escutados pelo O POVO afirmaram que, atualmente, apenas Domingos e Zezinho possuem bases políticas consolidadas para disputa contra Eunício Oliveira. Eles questionam, no entanto, fraco desempenho do presidente da Assembleia nas pesquisas eleitorais
.

Nenhum comentário:

Postar um comentário