sábado, 19 de julho de 2014

BLOG DO PROFESSOR TIM

Artigo do Professor Tim sob o comando autoritário de Chico Rosa na campanha de Augusta Brito em Nova Russas.

Comando autoritário de Chico Rosa está acabando com a campanha de Augusta Brito em Nova Russas!
Quem esperava que a campanha política da ex-prefeita do Graça e candidata a deputada estadual pelo Partido Comunista do Brasil (PC do B), Augusta Brito, fosse um sucesso em Nova Russas, enganou-se completamente.
Sob comando excludente do 'ficha suja' e autoritário ex-prefeito de Nova Russas, Francisco das Chagas Rosa, o Chico Rosa, a campanha de Augusto de Brito vai de mal a pior.
A fama de desagregador de Chico Rosa está levando a uma desagregação. Diminuição. Subtração do grupo político que estava inicialmente engajado e disposto a votar em Augusta Brito para deputada estadual.
A vereadora Karla Loiola já não está disposta, ao lado do marido Evandro Paiva, por conta de divergências históricas com Chico Rosa, não estão mais dispostos a apoiar Augusta Brito.
Por exclusão, que é uma regra básica do Rosismo, cerca de 10 lideranças não vão mais apoiar a candidatura de Augusta Brito. Chico Rosa quer formar um grupo de cerca de 15 lideranças, suplentes de vereadores na sua maioria.
Outra coisa. Uma parte das lideranças que hoje estão no grupo comandado por Chico Rosa é de militantes históricos do Grupoo Azulão. Casos do Nego Gabriel, do Jorgão e da sua esposa Wanda Calaço [suplente de vereadora], do Massilon Ferreira, entre outros, que nutrem grande simpatia pela forte liderança do ex-prefeito de Nova Russas, Marcos Alberto Martins Torres.
Sob a liderança de Chico Rosa, até porque sempre foram submissos à política autoritária de Chico, estão fechados mesmos apenas o 'Coca' e o Chico Preto -que nem suplente de vereador é.
Em relação ao grupo de suplentes que estaria apoiando a candidatura de Augusta Brito, a maioria pertence ao Partido Social Democrático (PSD) -partido oficial do Paulo Evangelista, Paulo Mentira -um dos piores prefeitos da nossa história. Não se sabe se a direção estadual do PSD vai permitir que Washington Tavares, Marco Antonio Vaqueiro, Domingos Sávio e Valdemir da Topic votem em Augusta Brito, que é do PC do B.
Mais. Somando os votos dos três suplentes e mais o Coca e o Chagas da Sé (PTC), chegam a cerca de 1.200 votos. Com a matemática da quebra da transferência, que, em alguns casos, chega a 70%, eles dariam cerca de 360 votos para Augusta Brito.
Pior. Vereadores Kapita (PROS) e Kátia Santos, do PSL, não vão apoiar a candidatura de Augusta Brito, porque teriam outros compromissos partidários e políticos. Muito menos a vereadora Rejane, que deve votar no candidato a deputado estadual do ex-prefeito Acácio.
Para piorar. Chico Rosa está afastado há muito da política novarussense, desde que rodou duas vezes seguidas para prefeito de Nova Russas e não conseguiu eleger nem o filho Danilo para vereador.
Pelo visto, assim, 100% com Augusta Brito, apenas a família Veras: Beto Veras, Didico Veras, Ajax Veras, Mariné Veras, Tom Veras, entre outros parentes da esposa de Chico Rosa, Iranede Veras.
Demonstrando que Chico Rosa, mesmo sendo um político inteligente e preparado, peca muito por ser autoritário e centralizador. Basta relembrar que, quando candidato a prefeito, Chico Rosa era o faz tudo de sua própria campanha.
A fama de autoritário e de perseguidor de Chico decorreu da gestão autoritária que fez em Nova Russas, quando perseguia adversários e inimigos políticos. São muitos os casos de perseguição política.
Se conquistou uma relativa liderança na região periférica do Alto da Boa Vista, por conta de um populismo barato [distribuição de redes] e do quebra jejum com ovos e pedaços de queijo na semana santa, Chico Rosa sempre foi rejeitado na classe média e nos setores mais politizados de Nova Russas.
Outra marca do rosismo e de Chico Rosa foram os projetos administrativos nunca concretizados. Não é segredo para ninguém que o Polo Graniteiro, a fábrica de farinha, entre outros projetos, nunca deram certo.
Tomara que a plantação de mogno, de cedro, entre outras madeiras nobres, em plena Caatinga, idealizado e projetado por Chico Rosa, possa dar certo. Fica a nossa torcida.
Estranho. Muitos perguntam como o ex-prefeito Chico Rosa, que sempre foi um político tradicional e de direita, pode comandar a campanha de uma candidata comunista do PC do B?
Muito estranho o fato. A não ser que Augusta Brito seja mais uma comunista paraguaia, sem defender as doutrinas e o Marxismo-Leninismo. Não sabendo nem o que representa a ideologia do PC do B.
Ao comandar a campanha a deputada estadual de Augusta Brito, Chico Rosa alimenta o sonho surrealista de retornar à Prefeitura de Nova Russas, após derrotas sucessivas para compadre e amigo do Grupo EMPA [Acácio] e para o Grupo Azulão, sob comando de Marcos Alberto.
Sonho tão surrealista quanto o de Ícaro querer voar no Sol com asas de cera.
Pelo visto, para terminar:
Campanha de Augusta Brito, sob comando autoritário de Chico Rosa, que pode ser á ultima via e não a terceira via, não está um mar de rosas.
Mais um riacho de espinhos!.
__________________________________________
Autor do artigo: Professor Tim é cientista político e assessor parlamentar do vereador Kapita.

Nenhum comentário:

Postar um comentário