quarta-feira, 10 de setembro de 2014

EUNÍCIO CHAMA CIRO DE "DESEQUILIBRADO"

Eunício volta a bater em Ciro e o chama de “desequilibrado”

Eunício-e-Ciro
Eunício e Ciro – Em algum lugar do passado político.
Da Coluna Política do jornalista Érico Firmo, no O POVO desta quarta-feira:
Na entrevista de ontem aos veículos do Grupo de Comunicação O POVO, o candidato Eunício Oliveira (PMDB) voltou a bater duro em Ciro Gomes (Pros) e chamá-lo de “desequilibrado”. O irmão do governador Cid Gomes (Pros) tem sido o responsável pelos ataques ao peemedebista, sobretudo acusando de desonesto o ex-aliado preferencial de seu grupo.

A princípio, a estratégia de Eunício foi não responder. Logo após as pesquisas que apontaram sua queda, a postura mudou. Provavelmente, constataram que as recorrentes denúncias de Ciro estavam efetivamente provocando danos ao candidato. Travar debate desse nível com quem nem ao menos está em campanha é o tipo de atitude que sempre representa risco, mas deixar o irmão do governador sem resposta tampouco estava dando resultado.
Ao voltar a falar que Cid não dialogava com o secretário dos Recursos Hídricos, César Pinheiro, indicado do PMDB, Eunício disse que a situação era diferente no primeiro governo Cid, mas piorou no segundo mandato. E atribuiu a mudança ao que chamou de “intervenção branca” de Ciro no governo. Curiosamente, a última grande ruptura ocorrida na base do governo Cid foi com a ex-prefeita Luizianne Lins (PT). E ela justificava como fator para o afastamento exatamente a maior influência de Ciro.

Eunício, porém, teve dificuldade em explicar o porquê de o secretário peemedebista ter permanecido no cargo mesmo sem ser recebido pelo governador e sem ter as ideias acatadas. O candidato chegou a dizer que nem para pedir demissão os indicados do PMDB para secretarias estaduais conseguiam acesso a Cid. Porém, depois de Eunício se lançar candidato, os secretários não tiveram dificuldade de entregar os cargos.

segunda-feira, 8 de setembro de 2014

DILMA EM QUEDA

Delator da Petrobras deixou Dilma sem sentido

Do Blog de Josias de Souza, sobre o caso da propina na Petrobras e as consequências para o Governo Dilma:

Dilma Rousseff acredita que a delação do ex-diretor preso da Petrobras Paulo Roberto Costa não abala a sua administração. “Eu acho que não lança suspeita nenhuma sobre o governo, na medida em que ninguém do governo foi oficialmente acusado”, disse ela, em timbre enfático. Perdidos em meio às perversões que o aparelhamento do Estado produz, a presidente e seu governo inocente lembram muito as virgens de Sodoma e Gomorra.

“O governo tem tido em relação a essa questão uma posição extremamente clara”, Dilma prosseguiu. Muito clara, de fato. Tão clara quanto a gema. “Foram órgãos do governo que levaram a essa investigação. Foi a Polícia Federal, não caiu do céu. Foi uma iniciativa da PF e também de outros órgãos, como Ministério Público e Judiciário. O governo está investigando esta questão.” Isso é que é governo eficiente. Ele mesmo desvia, ele mesmo investiga. E a presidente se autoabsolve.

Recordou-se a Dilma que o nome de um de seus ministros, Edison Lobão, consta da lista de supostos recebedores de propinas prospectadas na Petrobras. E ela: “Eu preciso dos dados que digam respeito, ou que tenham alguma interferência no meu governo. Enquanto não me derem os dados oficialmente, não tenho como tomar uma providência. Ao ter os dados, eu tomarei todas as providências cabíveis, inclusive se tiver de tomar medidas mais fortes.”

Pode-se acusar Dilma de muita coisa, menos de incoerência. Xerife do setor energético desde o primeiro reinado de Lula, ela sempre foi 100% fiel aos interesses de José Sarney. Em 2004, ainda ministra de Minas e Energia, levou ao microondas um respeitado presidente da Eletrobras, Luis Pinguelli Rosa, para acomodar no lugar dele Silas Rondeau, afilhado político de Sarney.

Em 2005, alçada à Casa Civil pela queda do companheiro José Dirceu, Dilma cacifou o nome de Rondeau para substituí-la no comando da pasta de Minas e Energia. Com isso, forneceu matéria-prima para que a Polícia Federal comprovasse sua eficiência. Decorridos dois anos, o ministro de Sarney foi pilhado pela PF na Operação Gautama.

Acusado de apalpar um envelope contendo propina de R$ 100 mil, Rondeau deixou o cargo para se defender. E foi substituído, com o aval de Dilma, por Edison Lobão, outro ministro da cota de Sarney. Eleita presidente, em 2010, Dilma manteve Lobão na Esplanada. Demitindo-o agora, cutucaria o morubixaba maranhense. Algo que nem Lula jamais ousou fazer. Melhor negociar.

No início do ano, quando Dilma promoveu sua última reforma ministerial, eufemismo para troca de cúmplices, o PMDB guerreava por um sexto ministério. E o presidente do PT federal, Rui Falcão, tratou de acomodar as coisas em pratos pouco asseados: “Não vamos ceder um novo ministério para o PMDB. Agora, concessão para discutir projeto de lei, espaço em estatal, para isso estamos abertos à negociação.”

O delator Paulo Roberto Costa é resultado desse tipo de arranjo que levou os governos do PT a abrigar as “indicações partidárias” nos “espaços” de empresas estatais. Paulinho, como Lula o chamava, foi indicado em 2004 pelo PP do mensaleiro morto José Janene. Nomeado diretor de Abastecimento, passou a servir a uma joint-venture partidária que reunia, além do PP: PT, PMDB e alas do PTB. Deixou a Petrobras em 2012, já sob Dilma. Era um escândalo esperando para acontecer.

Ao dizer que a delação de Paulinho “não lança suspeita nenhuma sobre o governo”, Dilma fica desobrigada de fazer sentido. Candidata à reeleição, ela enfrenta a crise ética que engolfa alguns dos principais acionistas do conglomerado governista à maneira do avestruz. Foge da realidade enfiando a cabeça na ilógica: “Ninguém do governo foi oficialmente acusado.” Então, tá! Ficamos assim.

Não se fala mais nisso.

"PT MANTEVE QUADRILHA NA PETROBRAS"

Marina diz que governo do PT manteve quadrilha na Petrobras

O escândalo da Petrobras continua a render nesta segunda-feira, a candidata do PSB à Presidência da República, Marina Silva, afirmou nesta segunda-feira que o governo manteve uma “quadrilha” na Petrobras e disse querer que as investigações sejam rigorosas para apurar o escândalo.

Segundo o ex-diretor da estatal Paulo Roberto Costa, preso na operação Lava Jato da Polícia Federal, dezenas de políticos, entre governadores, ministros e parlamentares, teriam recebido propina em contratos da empresa. Um dos nomes citados é o do ex-governador Eduardo Campos (PSB), morto em acidente aéreo e sucedido por Marina na corrida presidencial. A candidata citou o Novo Testamento ao falar sobre Campos: “conheceis a verdade e ela vos libertará”.

“Quem manteve toda essa quadrilha que está acabando com a Petrobras foi o atual governo” disse Marina, que tem evitado associar o nome da presidente Dilma Rousseff, candidata à reeleição pelo PT, nas críticas ao escândalo: “Queremos que as investigações sejam feitas com todo rigor. Doa a quem doer”, completou.

PSC CONFIRMA APOIO À CANDIDATURA DE EUNÍCIO

PSC confirma apoio à candidatura de Eunício

                                              euniciopsc
O Partido Social Cristão (PSC) confirmou nesta segunda-feira, em encontro realizado no Marina Park Hotel, o apoio à candidatura de Eunício Oilveira (PMDB) ao Governo do Estado. Liderado pelo presidente estadual Wellington Sabóia e pelo candidato à presidência da República Pastor Everaldo, o partido mobilizou cerca de mil lideranças evangélicas para o evento. O peemedebista agradeceu o apoio do Pastor Everaldo, ressaltando que, mesmo mantendo o compromisso de votar na presidente Dilma Rousseff, está aberto a receber o apoio de todos os que querem o Ceará diferente.

Eunício assegurou que será governador para cuidar, em primeiro lugar das pessoas. Segundo ele, 60,5% das mortes violentas registradas no Ceará são de jovens entre 15 e 29 anos, dos quais, 90% são negros. De 2013 para cá, já são 4.462 as pessoas assassinadas no Ceará, sem que o Governo do Estado tomasse qualquer providência efetiva no sentido de reverter o quadro.
Muito dessa violência está associada à venda e ao consumo de drogas, em especial o crack, que já está presente em 90% do território do Ceará. Com a rede “Juntos pela Vida”, Eunício vai unificar os esforços da sociedade civil, com destaque para as igrejas, e do governo no atendimento aos dependentes químicos, ao mesmo tempo em que vai promover um combate planejado ao tráfico de drogas, com planejamento e articulação com os estados vizinhos.

Com projetos como o “Escola Mais”, que vai oferecer aos jovens da rede estadual opções de arte, cultura, esporte e lazer em paralelo com o ensino regular, Eunício diz que quer garantir a assiduidade e melhorar o aprendizado dos alunos. Na última avaliação do Ideb, o Ceará registrou queda na média das escolas estaduais passando de 3,4, em 2012, para 3,3 em 2013.

Para o Pastor Everaldo, Eunício tem seriedade e competência para se tornar o melhor governador que o Ceará já teve. Para ele, o compromisso do peemedebista com o ser humano é requisito para o sucesso do homem público.

sábado, 6 de setembro de 2014

BURRA PROMETIDA POR CIRO GOMES

Burra prometida por Ciro Gomes a jornalista ganha projeção nacional


Redação
jornalismo@cearanews7.com.br
Compartilhar no Facebook  Compartilhar isto em Twitter Enviar por e-mail





* Deu na coluna Holofote, na edição da revista Veja desta semana:
Ex-ministro da Fazenda e da Integração, o hoje apenas secretário da Saúde do Ceará, Ciro Gomes (PROS), sempre gostou de frases de efeito.

Em 2002, foi candidato a presidente pelo PPS e caiu em desgraça após dizer que sua então mulher, a atriz Patrícia Pillar, tinha como função de campanha “dormir com ele”.

Neste ano, Ciro e sua família trabalham para eleger Camilo Santana (PT) governador. Indagado sobre as dificuldades do afilhado petista, Ciro afirmou que, se em quinze dias o quadro eleitoral não fosse revertido, ele daria “uma burra” aos jornalistas.

O prazo vence esta semana. Na última pesquisa, Eunício Oliveira, o candidato da oposição, ainda está na frente, com grande vantagem.

LULA ACEITANDO A VITÓRIA DE MARINA

Lula vê eleição atual como mais difícil da história do PT e pede mobilização por Dilma

Publicado em 06/09/2014 - 11:40 por | Comentar

1AECD83F33CAA05367254F88C9516
O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse nesta sexta-feira que a eleição atual é a mais difícil da história do PT desde a fundação do partido em 1980 e pediu que a militância petista se mobilize para impulsionar a presidente Dilma Rousseff em São Paulo.

Em discurso durante plenária do PT para mobilizar a tropa nos últimos 30 dias antes da eleição, Lula disse ser “uma questão de honra para nós” que Dilma vença Marina no Estado. As últimas pesquisas mostraram a presidente bem atrás da candidata do PSB em terras paulistas.

(Agência de Notícias)

VIDA VASCULHADA


Marina diz ter vida ‘vasculhada quase que por CPIs paralelas’

Publicado em 06/09/2014 - 11:45 por | Comentar

images
A candidata do PSB à Presidência da República, Marina Silva, disse em entrevista à rádio CBN nesta sexta-feira que está sofrendo “perseguição em todos os níveis” e que no momento “há quase que CPIs paralelas, informais vasculhando a minha vida em todos os lugares”.

A candidata deu a declaração ao ser questionada sobre palestras que proferiu. O tema levantado por reportagem do jornal “Folha de S. Paulo”, segundo a qual entre março de 2011 e junho de 2014 a candidata recebeu R$ 1,6 milhão em palestras o que, conforme o jornal, foi mantido “em segredo” por Marina.

“Isso é um factóide que o PT está criando, é uma atitude lamentável, é uma verdadeira perseguição em todos os níveis. Neste momento tem quase que CPIs paralelas, informais vasculhando a minha vida em todos os lugares mas eu tenho a consciência livre e tranquila com relação a  minha honestidade”, afirmou.

Marina disse ainda que os adversários estão “quase em desespero” e que, por serem “tão grandes e poderosos, conseguem ocupar todos os espaços para dizer inverdades a meu respeito”.

(Agência de Notícias)

PT EM ALERTA

PT em alerta com delação premiada de ex-diretor da Petrobras

A cúpula do PT está em alerta com a delação premiada do ex-diretor da Petrobras Paulo Roberto Costa, preso em março na Operação Lava Jato, da Polícia Federal. O temor de integrantes da campanha de Dilma é que haja vazamento do conteúdo antes da eleição.

Com potencial explosivo, o assunto tem sido monitorado por alguns petistas. A informação é que Paulo Roberto tem prestado esclarecimentos há duas semanas. E que nesses depoimentos já citou nomes de executivos de grandes empresas e até mesmo de empreiteiros, além de políticos influentes do PP, PMDB e do próprio PT. Esses políticos recebiam repasses dos contratos firmados pela Petrobras.

A avaliação no PT é que o depoimento de Paulo Roberto Costa pode criar forte desgaste na campanha de Dilma Rousseff. A maior preocupação é que haja divulgação do depoimento com denúncias sobre a existência de caixa dois de campanha e do financiamento de políticos aliados.

Paulo Roberto assumiu a diretoria de Abastecimento da Petrobras, ainda no primeiro governo Lula, por indicação do ex-líder do PP deputado José Janene (PR) , já falecido.  
fonte: G1

NOVA PESQUISA - SENSUS

Sensus: Dilma 29,8% e Marina 29,5%

eleições 2014 marina e dilma
A revista ISTOÉ publica neste fim de semana a pesquisa do Instituto Sensus, que mostra que não há mais diferença entre as candidatas Dilma Rousseff (PT) e Marina Silva (PSB) na intenção de voto do eleitorado no primeiro turno. Dilma aparece com 29,8%, enquanto Marina soma 29,5%.

O candidato do PSDB, Aécio Neves, aparece com 15,2%, em uma queda de 6,2% em relação à pesquisa anterior, realizada pelo mesmo instituto.

Em um eventual segundo turno entre Dilma e Marina, a candidata do PSB venceria por 47,6% a 32,8% dos votos válidos.
A pesquisa foi realizada em 136 municípios de 24 Estados, entre os dias 1º e 4 de setembro, com dois mil eleitores.

(com agências)

DENÚNCIA GRAVE CONTRA A ADMINISTRAÇÃO ATUAL DE NOVA RUSSAS

VEREADOR DE NOVA RUSSAS AFIRMA NA CÂMARA TER PROVAS DE QUE O CAMINHÃO PIPA DO PAC 2 ESTARIA VENDENDO AGUA???

NOVA RUSSAS_ VEREADORES DE OPOSIÇÃO E DE SITUAÇÃO SE MISTURAM AS DENUNCIAS DE MAUS FEITOS DA ATUAL ADMINISTRAÇÃO.

Alterada e com a denuncia do Vereador Pedro Lira (Base Aliada do Prefeito) de que o CARRO PIPA DO PAC 2 estava comercializando água no município, a vereadora Emília Diogo (PMDB) “Também da Base Aliada do Prefeito” soltou o verbo e declarou existir boicote na distribuição de água e pediu fiscalização urgente. 

Apesar de não ser surpresa para a vereadora, a mesma declarou em plenário que independente que o prefeito seja seu parente, mas a coisa tem que funcionar é de maneira correta e que por muitas vezes em sua residência cobrou de Gonçalo Diogo mais rigor com seus secretariados, já que são pessoas de sua confiança. No concluir da palavra  deu total apoio a história está rendendo e pelo que se espera, muitas surpresas irão surgir para aproxima sessão ordinária. 
Alguns vereadores estão formando uma comissão entre membros da oposição e situação para fiscalizar as denuncia e cobrar atitudes do prefeito. 

EX-DIRETOR DA PETROBRAS ABRE A "BOCA". VEJA A LISTA


A edição da revista Veja que começou a circular neste sábado traz a relação de políticos (confira abaixo) que, segundo a semanal, foram apontados pelo ex-diretor da Petrobras Paulo Roberto Costa como beneficiários de um esquema de corrupção na estatal operado por ele em sua passagem pela diretoria de Abastecimento, entre 2004 e 2012. Os nomes remetem a aliados das duas candidatas que lideram as pesquisas eleitorais para a Presidência da República, Dilma Rousseff (PT) e Marina Silva (PSB).

A relação dos citados pelo ex-executivo vai dos atuais presidentes da Câmara, Henrique Eduardo Alves (PMDB-RN), e do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL) – dois dos principais aliados de Dilma no Congresso – até o ex-governador de Pernambuco Eduardo Campos (PSB), morto em um desastre aéreo no último dia 13 e de quem Marina era candidata a vice-presidente. A participação de cada um dos mencionados ainda será objeto de investigação.

Nos depoimentos que prestou até agora à Justiça, por meio da chamada delação premiada – acordo que prevê a redução da pena do acusado em caso de colaboração efetiva com as investigações –, Paulo Roberto apontou o envolvimento dos seguintes políticos no desvio de dinheiro público da estatal:
Edison Lobão (PMDB) – ministro das Minas e Energia
João Vaccari Neto (PT) – secretário nacional de finanças do partido
Henrique Eduardo Alves (PMDB-RN), presidente da Câmara
Renan Calheiros (PMDB-AL), presidente do Senado
Ciro Nogueira (PP-PI), senador e presidente nacional do partido
Romero Jucá (PMDB-RR), senador e ex-líder dos governos FHC, Lula e Dilma
Cândido Vaccarezza (PT-SP), deputado federal
João Pizzolatti (PP-SC), deputado federal
Mario Negromonte (PP), ex-ministro das Cidades, ex-deputado e atual conselheiro do TCM-BA
Sergio Cabral (PMDB), ex-governador do Rio de Janeiro
Roseana Sarney (PMDB), governadora do Maranhão
Eduardo Campos (PSB), ex-governador de Pernambuco e ex-candidato à Presidência, morto no dia 13 de agosto em um desastre aéreo, a revista usa fundo vermelho na capa, a exemplo do que fizera em edição com depoimento de Marcos Valério sobre o mensalão em 2012.

Segundo a revista Veja, Paulo Roberto entregou, ao todo, os nomes de três governadores (considerando-se aí a atual governadora Roseana Sarney e os ex-governadores Sergio Cabral e Eduardo Campos), um ministro (Edison Lobão), um ex-ministro (Mário Negromonte), seis senadores e 25 deputados, além do secretário de finanças do PT. O ex-diretor da Petrobras também confirma que houve pagamento de propina no negócio que resultou na polêmica compra da refinaria de Pasadena, nos Estados Unidos. O prejuízo bilionário para a empresa brasileira com a compra da unidade norte-americana motivou a instalação da CPI da Petrobras.

O esquema partia de grandes empresas – a maior citada por ele é a Camargo Corrêa – que, para fechar contratos milionários com a Petrobras, transferiam parte do lucro a funcionários da estatal, a partidos da base do governo e a políticos. Estes, antes de receber, tinham o dinheiro lavado por doleiros.

De acordo com Paulo Roberto, relata Veja, algumas das maiores empreiteiras do país, como a Camargo Corrêa, participavam do esquema. Segundo o ex-diretor contou, elas transferiam parte do lucro a funcionários da estatal, a partidos e políticos da base aliada para fechar contratos milionários com a Petrobras. Antes de chegar ao destino final, o dinheiro era lavado por doleiro, diz a revista.

Os números dos envolvidos pelo ex-diretor no esquema operado e, agora, delatado por ele variam conforme a apuração. Segundo o jornal O Estado de S. Paulo, Paulo Roberto disse que 32 parlamentares, um governador e cinco partidos políticos recebiam 3% de comissão sobre o valor de cada contrato da estatal no período em que ele comandava a diretoria de Abastecimento. Oúnico nome mencionado na reportagem do Estadão é o do presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL).

De acordo com a Folha de S. Paulo, 61 congressistas e pelo menos um governador receberam dinheiro desviado da empresa. A  exemplo de Veja, a Folha cita o envolvimento direto de três partidos da base de Dilma: PT, PMDB e PP.

Por envolverem parlamentares e ministro de Estado, os depoimentos serão remetidos ao Supremo Tribunal Federal (STF), responsável por andar andamento e julgar processos contra autoridades federais. Réu em duas ações penais – uma sobre ocultação e destruição de documentos e outra sobre corrupção –, o ex-diretor da Petrobras aceitou a delação premiada para escapar de uma pena que poderia chegar a 50 anos.

Um dos principais alvos da Operação Lava Jato, da Polícia Federal, Paulo Roberto é acusado de ter recebido propina e de participar de um esquema de lavagem de dinheiro e evasão de divisas que teria movimentado cerca de R$ 10 bilhões. 

sexta-feira, 5 de setembro de 2014

MINISTÉRIO PÚBLICO DÁ PARECER POR MULTA AO ATUAL PREFEITO DE NOVA RUSSAS GONÇALO DIOGO

O atual Prefeito de Nova Russas Gonçalo Souto Diogo, recebeu parecer no Processo nº 5115/14 do Ministério Público de Contas do TCM-CE, por irregularidades na contratação de bandas no carnaval de 2014 em um gasto aproximadamente de quatrocentos mil reais.

O atual Prefeito de Nova Russas possui aproximadamente 25 TOMADAS DE CONTAS ESPECIAIS oriundas de fortes indícios de CORRUPÇÃO e desvios de recursos públicos e contratação de funcionários fantasmas.

segunda-feira, 1 de setembro de 2014

SE FICAR O BICHO PEGA E SE CORRER A MARINA COME

PT está rachado sobre melhor enfrentamento contra Marina

Apesar da decisão da campanha de Dilma Rousseff de iniciar uma estratégia de desconstrução de Marina Silva, que já lidera a disputa num eventual segundo turno, o partido está rachado sobre qual é a melhor tática para enfrentar a candidata do PSB.

Petistas históricos ouvidos pelo Blog acham um erro grave iniciar uma campanha do “medo” contra Marina. “Já fomos vítima disso em eleições passadas. Sofremos com o 'risco Lula', em 2002. E quem perdeu com isso foi o Brasil”, alerta um integrante da coordenação da campanha de Dilma.

Internamente, um grupo do partido avalia que a imagem de Marina é muito mais próxima do PT e é semelhante à do ex-presidente Lula. “O eleitor de Lula se identifica mais com a Marina do que com a própria presidente Dilma. Até mesmo por causa da trajetória semelhante da seringueira com o líder sindical. Esse é o nosso maior desafio. Por isso, temos que ter cuidado para um ataque contra Marina não ter um efeito bumerangue”, observa outro petista